Tutorial Noronha





Praia do Boldró

Atendendo ao pleito de minha Amiga Nath, segue o turorial com dicas básicas pra curtir Fernando de Noronha, isto posto, lá vai:

Primeira dica:

Pague a TPA(taxa de preservação ambiental) via internet; isso vai facilitar muito sua vida! O lance é que assim que vc desembarca na rodoviária(aeroporto), pode enfrentar de cara uma super fila pra pagar a dita cuja, ou apresentar aos fiscais o boleto pago e já sair na boa…

Transporte : Caso vc não tenha comprado um pacote(que ofereça translado pro hotel , e dele pros passeios), pode apanhar um táxi(a maioria buggys), a tarifa não é muito convidativa, mas não quebra ninguém; já o aluguel do buggy custa em média 150 reais a diária, e a gasolina por lá R$ 3,80(no único posto da ilha que fica em frente ao porto de Santo Antonio).

O que fazer no primeiro dia???? Bom, como os vôos chegam sempre por volta das 15hs, depois de seguir pra pousada e se instalar restará pouco tempo pra ir à praia, nesse caso a mais próxima que é a do cachorro(que fica na vila dos remédios, centro da ilha); assim, pra não perder a tarde, vá assistir o pôr -do-sol no BOLDRÓ, é um dos principais programas da ilha, o mirante fica lotado, tem serviço de bar, e é simplesmnete lindo, imperdível!!!!!!

Pôr do Sol no Mirante do Boldró

Outra opção pra ir aos lugares legais é pegar um busão, tem uma linha circular com dois micros que custa baratinho e te leva pra todo lugar(a distancia mais longa leva uns 20 minutos); os ônibus deixam o passageiro na entrada da trilha que leva até as praias e penhascos; a distancia entre a via principal e as trilha não é muito grande, na do Sancho por exemplo, caminha-se uns 10 minutos pela estrada de barro até a descida pro mar(60 metros por uma escada que desce pela fenda da rocha).

Escada de acesso à Baía do Sancho


Visão da Baía dos Porcos

No dia seguinte: Andar, andar, andar!!!!!! Conhecer as várias praias e baías, tomar banho de mar, mergulhar. Por isso, dormir e acordar cedo é imprescindível!!!!!E não será difícil, a noite de lá é morta.

Sugiro pro primeiro dia completo na Ilha o passeio de barco: Sai do porto às 8hs e volta às 12hs, vc pode acordar mais cedo e ir pro porto pegar um sol e fazer umas fotos, a praia de lá é linda, calma, e cheia de tartarugas e arraias; o passeio custa em média 100 reais por pessoa, mas tem uns barcos que cobram R$ 60,00(o barco NA ONDA , cobra isso e é bem legal), além disso, vc deve obrigatoriamente alugar uma máscara e um snorkel por R$15,00, a lojinha que aluga fica do lado do lugar onde vc paga pelo passeio, e nem pense em não alugar!!! Se quiser, vc tb pode alugar por 50 reais uma camera pra fotos submersas, no valor está incluso a gravação de um DVD com todo seu material .

Porto e Praia de Santo Antonio

O barco vai lhe tomar a manhã inteira, ele navega por toda a extensão da ilha(lindo demais), e pára por 50 minutos em frente à Baía do Sancho pra que todos mergulhem; profundidade de uns 50 metros, muitos peixes, tartarugas, por isso vc vai precisar do tal equipamento de mergulho alugado pra ver o fundo do mar numa boa. Além disso , na volta vc pode fazer o plano sub(ficar preso ao barco por uma pranchinha durante 30 minutos)Isso custa 50 reais por fora, com um pouco de sorte, os golfinhos vão acompanhar o barco durante o passeio

Uma das agências onde vc compra o passeio:

Como vc já viu o pôr do sol no primeiro dia, pode reservar a tarde pra ir à praia do Boldró(deserta e linda) na entrada da praia tem o projeto TAMAR com exposição de fotos, palestras(inclusive à noite), e uma super loja com lembranças(bem cara! Mas muito legal) Na mesma rua fica o projeto GOLFINHO ROTADOR, e no fim dela um mirante com acesso à praia deserta e linda!!!!!!!No caminho até a praia vc vê uns alojamentos e galpões que foram utilizados pelos americanos na segunda guerra.

Visão do Mirante do Boldró
(A praia é tranquila e deserta)

Sede do TAMAR

Ainda há a opção de ir à praia do cachorro(perto do bar), e a da conceição que tb fica pertinho, mas ainda tem a cacimba do padre(point do surf com ondas imensas), Atalaia( essa tem acesso controlado com guias do IBAMA), e tb a baía do Sueste que fica no mar de fora(voltada pra Àfrica), é lá que fica a pousada Maravilha de Luciano Huck, essa praia não é muita bonita, fica perto do aeroporto(longe), mas vale a visita(pode ficar por último).

Cais do Porto de Santo Antonio

Importantíssimo: Reserve uma manhã pra Baía do Sancho!!!! Ela fica ao lado da Baía dos Porcos e é simplesmente linda! A visão do alto é de encher os olhos, e vale muito à pena dedicar uma manhã inteira só pra ela!!!!!!! Se puder, alugue equipamento de mergulho lá no porto antes de ir, a vida marinha é muito vasta e mergulhar entre os peixes é inesquecível. Sem máscara, vc vai se frustrar e se sentir fora do “aquário”.

Noites em Noronha: Ir até a praça Flamboyant pra jantar, lá tem vários restaurantes e bares(que fecham cedo); Se preferir, tem o forró do bar do cachorro,* pertinho do palácio do governador, e ainda a pizzaria coladinha na igreja**, tb no mesmo local.

* Todo mundo vai recomendar esse forró ao vivo do bar do cachorro, local da “badalação” da ilha, principalmente na sexta, à minha ótica sem futuro; tem um bar antes dele bem mais legal, com música no telão, repertório mais interessante, mas enfim, gosto não se discute, se é pra ficar por lá então que seja até o amanhecer, o espetáculo é o bicho!!!

** A pizzaria é bem bonitinha fica ao lado da igreja no mesmo largo onde está o bar do cachorro, é simples, o som é reggae(às vezes ao vivo), e o público gay adora o lugar, e a pizza mais barata(super simples mas legal) custa uns 30 contos.

Resumo da Ópera: Em 2 dias vc conhece toda a ilha!!!(se estiver de carro lógico)No terceiro volta pros lugares mais legais.

Circulando pela Ilha

Importante:

Não há bares nas praias, em algumas tem apenas um ponto pra comprar alguma coisa(refrigerante, água, biscoito) por isso ande SEMPRE de mochila, e leve consigo algum lache e água; além do material de mergulho(snorkel e máscara).

Praias como a do Sancho , Atalaia , Boldró, Air france, Americano; Não tem nada por perto. No Sancho por exemplo, depois de descer quase 80 metros pra chegar na praia, vc ficará isolado do mundo e não vai querer sair!!!!!!!!!A sede vai chegar e vc terá que subir os tais 80 metros pra beber água na barraca que fica a 100 metros de lá!

Serviço:

Celular:O sinal da OI é péssimo mas dá pro gasto, TIM cai sempre, CLARO perfeito.

Internet: Meu 3G OI não funcionou, apesar da luz verde da rede EDGE ficar ligadinha…Já o 3G CLARO pela tal Edge, apesar da lentidão previsível possibilitou o acesso.

Compras: As lojinhas do porto vendem lembranças e camisetas por um preço bem legal, melhor que no aeroporto e no Projeto Tamar(Super caro c/camisetas por 30 contos!!!!!!).

Bancos: Lá só tem uma agência do banco Real, e a maioria dos passeios e compras deve ser pago com dinheiro vivo ou com cartão de crédito .

Água : Garrafa de 500 ml custa 3 contos, refri lata 4 reais, cerveja lata 5 contos perto da praia!!!

Dica: Perto do centro tem dois supercados, o POTY e o NORONHÃO. Se os preços lhe assustam vc pode levar uma mochila térmica na bagaem, comprar Água e bebidas por lá na noite anterior, e deixar no frigobar da pousada(Vc vai precisar de muita água sim!!!!!).

Almoço: Os restaurantes na praça Flamboyant(onde vc jantou) são na maioria self service; e são os mais legais; considere os valores de um almoço no shopping.

Mas… Reserve uns trocados pra almoçar os Jantar no restaurante VARANDA, fica pertinho do centro tb, e é maravilhoso!!!!!! Basta perguntar onde fica que o povo lhe mostra, afinal a Ilha é um ovo!!!!!! O prato pra dois custa em média 70 contos, e o ambiente além de uma vista linda e é super bem frequentado, O chef de cozinha de lá trabalhou na badalada Pousada do Zé Maria por anos…

Sugestão: Gratinado de frutos do mar, Camarão com molho de abóbora. Inesquecíveis…Rsrsrsrs, procure pelo dono O capitão Ricardo(é esse o nome mesmo), diga que é meu amigo e certamente o caldinho de peixe lhe será servido como cortesia!Rsrsrsrs.

No mais, leve todos os cartões de memória que dispuser pra sua camera digital, carregador pra ela, ou ainda, o laptop pra descarregar as fotos à noite; além de filtro solar, chinelo ,tênis pra descer as escadas do Sancho e fazer as trilhas com segurança, e claro!!!!!!! A camisa do Sport pra fazer uma super foto e enviar pro Blog do Torcedor!!!!!!

Também não esqueça de mandar uma foto aqui pro blog!!!!!!, Aproveite o paraíso e Boa viagem!!!!!!!!!

Notícias da Ilha

Morro dois irmãos, foto de hoje

Internet: Lenta e caindo sempre!!!!!!!!!!!!!!!! Rede 3G Ausente!!!!!!!!!! Mineral garrafinha 500ml R$ 4,00!!! Coca lata R$ 5,00 … Estar aqui: Não tem preço mesmo!!!!!!!!!!!

Mar Fantástico! Paisagens impresssionantes, clima de cidadezinha do interior, gente bonita e fresca e sexy por todo lado, sol intenso. sotaques do mundo inteiro, e tartarugas marinhas nadando ao lado do barco !!!!

Na volta posto super fotos! O Pc num tá ajudando nem um tikinho. Agora sono rápido, amanhã cedo tem Sancho, Sueste, praia do cachorro, conceição…Enfim, natureza abundante e fantástica!!!!!!!

Noronha Hoje

Primeira Visão de Noronha!!!!!!!!!!!! Foto tirada às 15h de hj. O lugar é fantástico, o azul da água é indescritível. Assim que puder, posto mais fotos, mas … Suspeito que não o farei! Tenho muito por conhecer ainda!

Sim!!!!!!!!!

Antes que eu me esqueça, não vou prometer postar nada de lá! Afinal, o tempo será curto pra ver e aproveitar tantas coisas, a idéia inclusive é não domir!!!!! Ou se o fizer, que seja apenas por algumas poucas horas, já que assistir o nascer do sol na ilha está nos meus planos.

Mas , prometo que na volta detono aqui no blog todos os meu registros!!!!!!! Ou quase todos…Rsrsrsrs. Inté!